top of page

Vera Rubin: a rainha das galáxias

A palestra abordará a trajetória da Vera Rubin, uma astrônoma que nunca aceitou o "lugar de mulher" imposto pela sociedade de sua época, tornando-se a primeira mulher a trabalhar no maior telescópio de seu tempo. Foi pioneira nos estudos do movimento de galáxias que levaram às evidências da existência da matéria escura, antes prevista pelo astrônomo Fritz Zwicky. Toda sua história é bastante inspiradora não só para mulheres, mas para todos aqueles que, por qualquer preconceito, são considerados pelo senso comum como incapazes de fazer ciência.

Nossa palestrante Natália Palivanas está cursando o último ano do curso de Bacharel em Física Computacional no IFSC, e desde 2014 atua como monitora no Observatório Dietrich Schiel, no campus I da USP São Carlos, que tem como foco a divulgação da astronomia para o público geral.


Aqui seguem umas palavras de nossa ilustre palestrante a respeito desta nova série de seminários que se inicia no ICMC.

"Acho a ideia do seminário sensacional. Muitas vezes e por todos os lados, garotas são desencorajadas a fazer ciência desde sua infância, ou têm seus trabalhos acadêmicos negligenciados. Dar a chance de as próprias garotas mostrarem o que fazem, ou falarem de outras cientistas que representam algo para elas, não é apenas uma fonte de inspiração para as outras garotas que gostariam de estar na ciência, mas também um processo de autovalorização das próprias cientistas. Além disso, ter contato com as pesquisadoras e aspirantes ajuda a derrubar aquela visão de que cientistas são gênios intocáveis com grandes ideias, mas que se trata de dedicação e está ao alcance de todos. Eu fico honestamente grata por uma iniciativa assim. Sempre acreditei que nós, aspirantes e pesquisadores, devemos conquistar o apoio da sociedade e mostrar a importância da ciência contando o que fazemos. E, sabendo tudo que a maioria de nós ouve para chegar até aqui, ver as garotas se apoiando deste modo é imensamente inspirador. Muito obrigada pela iniciativa e por me cederem a chance de participar disso =)."

LEIA MAIS

simbolo_1.png
bottom of page