Dificuldades na Carreira Científica: Mulheres em Exatas II
No vídeo de hoje, traremos a professora Marina Andretta, do ICMC, para abordar a questão das diferentes dificuldades que as mulheres enfrentam ao tentar carreira científica. Ela aponta alguns fatores que estão atrelados à própria percepção e cobrança das mulheres sobre si mesmas. A docente relata que os homens têm mais facilidade em pedir uma promoção, por exemplo, mesmo não cumprindo todos os requisitos, enquanto as mulheres só solicitam a promoção ou o cargo, se tiverem certeza que estão mais do que aptas para o trabalho.
Isso vai muito de encontro com o que professora Cibele nos trouxe em sua entrevista da parte 2, como as próprias mulheres e garotas se subestimam, desde a escola, apresentando dificuldades ou vergonha em fazer perguntas na sala de aula, o que nos faz refletir sobre a importância de mudar essas concepções dentro de nós mesmas, de confiar no nosso trabalho, de acreditar que lugar de mulher é sim na ciência, nas exatas, na academia. Lugar de mulher é onde ela quiser!
Vem conferir o vídeo e não deixe de acompanhar nosso Instagram @cienciaque_elasfazem, postaremos as novidades por lá também!
Comments