Mulheres em Exatas: Alguns Conselhos (Parte Final)
Finalizando nossa série de entrevistas com docentes da USP São Carlos, nos vídeos de hoje, as pesquisadoras discorrem sobre o que elas acreditam que poderia influenciar mais garotas a participarem do mundo STEM, além de deixarem um conselho/dica para mulheres que tenham interesse ou curiosidade nessa área!
Abordaram questões como a importância da representatividade (em diversos contextos, não somente na academia), um ambiente mais acolhedor, a problemática do estereótipo de cientista "gênio" e a noção que ainda persiste na sociedade de que exatas e ciências são "coisas de menino", a importância de mulheres se apoiarem em confiarem em seu potencial, além de iniciativas como o ELAS!
Não deixem de assistir aos vídeos, esperamos que o projeto venha gerando inquietações e reflexões a respeito da temática de gênero dentro da ciência (e em outros ambientes), continuem acompanhando e divulgando nosso trabalho, se cuidem, fiquem em casa e apoiem as mulheres que trabalham com vocês!
Por fim, gostaríamos de agradecer às professoras que aceitaram participar, separaram um tempinho para sanar nossas curiosidades e nos forneceram esse material super bacana para refletir. Muito obrigada e até a próxima!
Comments