Oportunidades no Mercado de Trabalho: Mulheres em Exatas II
No vídeo de hoje, contamos com a participação da docente Tereza Cristina, do IFSC, para falar sobre sua experiência em relação às oportunidades oferecidas no mercado de trabalho em questão de gênero.
Ela traz diversos exemplos que retratam sua experiência nesse contexto, situações testemunhadas durante sua infância ou de outras vivências, depois de já se encontrar inserida no ambiente acadêmico. Um dos pontos trazidos pela profissional, foi a questão da maternidade, um fator que influencia bastante no crescimento das mulheres ao longo da carreira, seja ela científica ou não.
Um estudo da Universidade Estadual do Piauí, "A disparidade de gênero no campo científico a partir do impacto da maternidade na carreira das mulheres", aponta a maternidade como um dos fatores determinantes para o decrescimento da presença feminina em cargos mais altos da carreira. Fazendo uma análise histórica e incluindo recortes raciais, esse artigo publicado na Revista HumanaRes procura entender a diferença de gênero no campo científico, bem como sua intensificação a partir da experiência da maternidade.
Não podemos negar que existem outros fatores que também contribuem para esse decaimento da presença de mulheres no decorrer da carreira, como a diferença salarial ainda existente em diversos ambientes, mas no que tange à carreira acadêmica, que é manifestada principalmente pela publicação de trabalhos científicos, nota-se que o período de maior possibilidade de estabilidade condiz com um período crucial para aquelas mulheres que desejam ser mães, isso sem considerar a problemática da maternidade compulsória, um conceito que ainda percebemos presente na sociedade.
O artigo traz diversos dados e tabelas que evidenciam esse impacto que a maternidade traz para a carreira feminina, em contrapartida à vivência dos homens que se tornam pais, que aumentam sua produtividade e participação no mercado.
Esse estudo é curtinho, produzido por duas mulheres a partir de uma inquietação que se agravou nesse contexto de pandemia, no qual o trabalho passa a ser totalmente doméstico. Vamos colocar o link e as referências ao final da página, vale super a pena ir lá dar uma olhadinha!
Referência
MARTINS, T, MARINHO, J. A disparidade de gênero no campo científico a partir do impacto da maternidade na carreira das mulheres. HumanaRes, v. 1, n. 2, p. 157-174, jan./jul. 2020. Disponível em: https://revistahumanares.uespi.br/index.php/HumanaRes/article/view/46. Acesso em 29 mar. 2021.
Comments